Você provavelmente já ouviu falar muito sobre serviços em nuvem, mas não consegue imaginar por que precisa deles ou o que eles são em geral. Na verdade, a tecnologia de nuvem está derrubando nossa visão tradicional da infraestrutura de TI empresarial. Não há necessidade de comprar equipamentos caros e ficar pensando em como otimizar o site, onde armazenar grandes quantidades de dados ou fornecer uma rede eficiente na empresa. Os serviços em nuvem podem fazer todo esse trabalho árduo. Além disso, trabalhar na nuvem é muito mais lucrativo, seguro e rápido. No entanto, surge a pergunta: qual serviço você deve escolher?
Neste artigo, explicaremos em termos simples quais são os principais tipos de serviços em nuvem e qual deles garantirá um futuro melhor para sua empresa.
Se você decidir migrar para a nuvem, encontrará letras estranhas: IaaS, PaaS, SaaS.
O que elas significam?
Para facilitar a compreensão, você pode visualizá-las da seguinte forma:
- No local - compra de um terreno vazio. Você faz tudo sozinho - instala eletricidade, traz água e constrói uma casa do zero. Isso consome muito de seu valioso tempo e esforço.
- IaaS - comprar um terreno vazio com comunicações conectadas; com base nelas, fazer um projeto da casa e construí-la.
- PaaS - compra de um terreno com uma casa construída. Sua área de responsabilidade é apenas a mobília e o design de interiores.
- SaaS - compra de uma casa totalmente mobiliada. Mude-se e aproveite a vida!
Vamos a os detalhes.
No local
O método no local envolve a configuração e o controle de software, hardware e infraestrutura dentro das instalações da própria organização. Esse método é totalmente diferente do uso de serviços de hospedagem na nuvem, dando às empresas total soberania sobre seus ativos de TI, como servidores, bancos de dados e ferramentas de software. As empresas que optam pela configuração no local são responsáveis pela manutenção, pelo aprimoramento e pela proteção de seus sistemas de tecnologia, o que lhes permite personalizar o cenário de TI para atender a necessidades e padrões de referência específicos.
Em comparação com uma solução de provedor de hospedagem baseada em nuvem, a utilização de uma estratégia no local normalmente requer um grande investimento inicial em compras de hardware e software, além de custos contínuos com equipe técnica, consumo de energia e alocação de espaço físico para equipamentos.
IaaS
IaaS significa Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service) na computação em nuvem. Ela envolve a oferta de recursos de computação, como servidores virtuais, armazenamento e sistemas de rede. Imagine isso como "máquinas" virtuais, nas quais você pode carregar qualquer coisa: sistemas operacionais, vários softwares e aplicativos.
O provedor de IaaS cuidou dos aspectos essenciais: compra e configuração da infraestrutura, garantia de energia e conectividade com a Internet. Sua função é simplesmente aproveitar esse recurso computacional pela Internet para atender às suas necessidades específicas.
A infraestrutura como serviço (IaaS) em nuvem inclui:
- Servidores virtuais (VPS) para a instalação de diversos softwares;
- Configurações de rede;
- Serviços de VPN, protegendo os dados transmitidos entre a nuvem e os data centers locais;
- Gerenciamento de acesso de usuários, permitindo restrições em máquinas virtuais ou limitando os direitos de modificação de dados;
- Instalações de armazenamento em nuvem para armazenamento de arquivos, dados ou backup;
- Opções de backup e recuperação de desastres.
Optar por soluções de nuvem IaaS significa acessar servidores virtuais, redes e armazenamento em nuvem mantidos pelo provedor. Você tem o poder de gerenciar os sistemas operacionais dos servidores virtuais, o que lhe dá a liberdade de adaptar e implementar aplicativos conforme suas necessidades. Essa abordagem oferece um equilíbrio entre o suporte do provedor e a personalização pessoal.
Principais vantagens:
- Ajuste de recursos em tempo real - aumente ou diminua a escala conforme necessário;
- Redução de despesas gerais - elimine a necessidade de servidores caros e de equipe de manutenção;
- Eficiência de custos - transforma despesas de capital em despesas operacionais;
- Operação imediata - evite atrasos na configuração e na manutenção dos equipamentos;
- Acessibilidade global - gerencie as operações de qualquer lugar, sem se limitar a um único local.
Quem pode achar a IaaS útil:
- Startups em busca de uma TI flexível e econômica;
- Empresas com demanda variável, como sites de comércio eletrônico durante períodos de pico de vendas;
- Empresas de tecnologia que precisam testar novos aplicativos;
- Grandes corporações que buscam reduzir o custo de manutenção de servidores físicos;
- Empresas que desejam se concentrar nas operações de negócios principais em vez de gerenciamento de TI.
A IaaS é adequada para absolutamente todas as empresas, desde uma startup até uma corporação internacional. É possível alugar capacidade para praticamente qualquer configuração.
Um exemplo de serviço de IaaS são as soluções do provedor internacional de serviços em nuvem Serverspace. Ele oferece uma variedade de opções de hospedagem, incluindo servidores em nuvem VPS e servidores dedicados, atendendo a diversas necessidades de negócios e garantindo desempenho e confiabilidade ideais. O Serverspace permite que os clientes não apenas escolham os recursos de TI necessários para aluguel, mas também personalizem a configuração necessária. Você pode experimentar, por exemplo, o serviço de criação de uma nuvem privada ou particular e optar pela capacidade de servidor adequada. O custo do servidor em nuvem não será fixo; ele dependerá exclusivamente dos parâmetros que você selecionar. É por isso que você não pagará a mais pelo serviço. O Serverspace fornece hardware de alta qualidade e data centers em todo o mundo. Assim, a empresa não precisa se preocupar com sua infraestrutura de TI; os especialistas do Serverspace estão envolvidos no suporte 24 horas por dia.
PaaS
PaaS - Plataforma como serviço (Platform as a Service) na computação em nuvem. O conceito de plataforma de nuvem implica uma ferramenta parcialmente pronta para executar ou gerenciar aplicativos.
O provedor de PaaS oferece uma solução que consiste em uma infraestrutura virtual (capacidade do processador, RAM, armazenamento) e um software especial que é instalado em um servidor virtual. Os serviços de PaaS são normalmente usados por desenvolvedores e empresas que desejam delegar parte de seus processos a um provedor de serviços para se concentrarem em tarefas comerciais de maior prioridade. A abordagem economiza tempo e permite lançamentos mais frequentes.
As soluções de PaaS permitem que os usuários façam o trabalho de criação, integração, migração e implantação de vários aplicativos.
Produtos de PaaS:
Kubernetes - uma plataforma de código aberto para automatizar a implantação, o dimensionamento e a operação de contêineres de aplicativos em clusters de hosts. Como um serviço de PaaS, o Kubernetes abstrai a complexidade do gerenciamento da infraestrutura, simplifica os processos de desenvolvimento e permite que você se concentre na criação de aplicativos em vez de gerenciar servidores. Provedores como o Serverspace oferecem serviços do Kubernetes, dando aos usuários a capacidade de implantar e operar aplicativos em contêineres com facilidade e eficiência.
Docker - uma plataforma que permite que os usuários desenvolvam, enviem e executem aplicativos dentro de contêineres. O Serverspace também oferece um serviço Docker que você pode usar para implantar e dimensionar aplicativos com mais facilidade e rapidez.
Principais benefícios:
- Economia de tempo para a personalização do sistema;
- Uso da melhor solução pronta para uso;
- Redução do tempo "da ideia à realização" - a velocidade dos testes e do desenvolvimento de aplicativos aumenta;
- Acesso de vários usuários ao sistema de diferentes locais.
Para quem a PaaS é perfeita?
- Desenvolvedores de software que precisam de uma plataforma pronta para uso;
- Startups que criam novos aplicativos sem uma infraestrutura tecnológica pesada;
- Empresas especializadas em desenvolvimento de aplicativos;
- Empresas que exigem rápida implementação e atualização de aplicativos;
- Equipes que desejam colaborar em projetos de desenvolvimento de software.
SaaS
SaaS - Software como serviço (Software as a Service) em computação em nuvem. É uma solução totalmente pronta que pode ser usada imediatamente.
Ao implementar, o provedor de serviços de SaaS assume todas as obrigações para configurar os serviços. O cliente não participa desses processos, mas apenas usa o produto acabado com as configurações existentes. O provedor de serviços realiza o licenciamento, os upgrades, o suporte técnico e outras configurações.
Exemplos de serviços profissionais de SaaS:
- Dropbox;
- Zoom;
- Skype;
- SAP Concur;
- GoToMeeting.
Principais vantagens da tecnologia SaaS:
- Econômico - reduz as despesas iniciais;
- Início rápido - não há necessidade de instalação;
- Atualizações automáticas - não são necessárias atualizações manuais;
- Fácil de usar - fácil de usar em qualquer dispositivo;
- Colaborativa - simplifica o trabalho em equipe;
- Baixa demanda de TI - minimiza a carga de trabalho de TI.
Quem se beneficiará com os produtos SaaS:
- Empresas que precisam de software acessível e fácil de usar;
- Pequenas empresas que procuram ferramentas econômicas;
- Sites de comércio eletrônico para gerenciar vendas on-line;
- Empresas de marketing em busca de plataformas de gerenciamento de projetos;
- Instituições educacionais que precisam de plataformas de e-learning.
Essas soluções SaaS são adequadas para empresas que precisam resolver rapidamente uma tarefa específica e estão satisfeitas com as soluções oferecidas pelo provedor. Se um cliente precisar de personalização individual de quaisquer parâmetros, é razoável escolher entre serviços Iaas ou PaaS.
Se o software SaaS atender completamente às suas necessidades, é mais rápido e mais barato usar um serviço pronto para uso em vez de desenvolver o seu próprio. Por exemplo, quase todas as empresas usam clientes de e-mail prontos, porque a funcionalidade desse serviço é suficiente para todas as tarefas.
Como entender o que é melhor para você?
Para descobrir o serviço de nuvem certo - seja ele IaaS, PaaS ou SaaS - para o seu projeto, avalie as metas do projeto e as habilidades técnicas da sua equipe.
- Use IaaS para ter acesso a recursos de computação, como VPS, com o benefício adicional de controlar o sistema operacional e o software. Isso é ótimo para equipes experientes em tecnologia que precisam de personalização.
- A PaaS é feita sob medida para desenvolvedores que desejam criar e implementar aplicativos sem o incômodo de gerenciar a infraestrutura básica.
- O SaaS oferece uma abordagem fácil de usar, com aplicativos baseados na Internet prontos para uso imediato, ideal para quem deseja soluções de software sem complicações.
Os serviços em nuvem podem realmente facilitar sua vida e levar sua empresa para o próximo nível. Não importa quais sejam suas necessidades específicas, há uma solução de nuvem perfeita para você. Não perca o voo para o céu - migre para a nuvem.