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RP
Rafael Pereira
July 23, 2024
Atualizado July 23, 2024

Sumo Tatami X Serverspace

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Imagine um mundo onde os lutadores de sumô não competem em dohyo tradicionais, mas sim em emocionantes corridas de arcade, cheias de obstáculos e desafios divertidos. Este é o universo criado pela equipe do projeto Sumo Tatami. Esta startup já ganhou reconhecimento significativo dentro da comunidade de desenvolvedores e recebeu apoio considerável. Vamos mergulhar nos desafios técnicos que a equipe enfrentou e na contribuição da Serverspace para a realização deste projeto.

História da criação

Konstantin Kondyukov, um programador com 10 anos de experiência, dedicou os últimos quatro anos ao desenvolvimento do Sumo Tatami. Tudo começou com uma paixão por startups, que cresceu e se tornou um projeto ambicioso. O jogo, baseado na ideia de combinar corridas de arcade com tradições de sumô, rapidamente capturou a atenção do público. Em Sumo Tatami, os jogadores controlam lutadores de sumô navegando por vários obstáculos em modos competitivos. Corridas, duelos, boliche e até futebol estão incluídos em uma jogabilidade emocionante.

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Por que eram necessários servidores em nuvem?

Criar um jogo multiplayer exige não apenas uma abordagem criativa, mas também a solução de desafios técnicos complexos. Um dos principais problemas era garantir a operação estável do servidor, capaz de lidar com altas cargas durante os períodos de pico. Este índice reflete o número máximo de jogadores no servidor ao mesmo tempo: quanto mais jogadores, maior a carga. Sumo Tatami precisava da capacidade para vários milhares de usuários no lançamento inicial e nas etapas de teste beta.

«Sumo Tatami» é um projeto internacional, portanto, todos os jogadores estão espalhados pelo mundo. Por essa razão, além dos servidores virtuais, a equipe de desenvolvimento precisava de um provedor de nuvem com uma rede de data centers geograficamente distribuída. A capacidade de implantar servidores em diferentes partes do mundo garante uma experiência de jogo para um público global amplo.

Como eles usaram Serverspace?

A velocidade de implantação da infraestrutura também é um índice importante para um projeto que requer desenvolvimento dinâmico, especialmente para um jogo online. Os criadores do jogo precisavam de uma implantação rápida de servidores virtuais, a possibilidade de escalonar para cima ou para baixo durante os testes e corrigir bugs imediatamente.

Vale ressaltar que os preços e a qualidade do suporte técnico também foram critérios cruciais na escolha de um provedor de serviços em nuvem. Como uma startup, o projeto tem recursos financeiros e humanos limitados. Assim, configurar e manter a infraestrutura adiciona custos extras ao pequeno orçamento do Sumo Tatami.

A equipe do projeto experimentou várias soluções em nuvem de diferentes fornecedores e, ou os preços eram muito altos, ou o suporte técnico não funcionava adequadamente. Portanto, no contexto da tecnologia de virtualização à prova de falhas e protegida e da interação do usuário com os recursos da infraestrutura, Sumo Tatami recorreu à Serverspace em busca de uma plataforma em nuvem ideal.

Como os servidores Serverspace foram utilizados?

Para o desenvolvimento, a equipe do Sumo Tatami implantou mais de 10 servidores Windows em nuvem usando a plataforma de virtualização hiperconvergente vStack. O vStack oferece a solução mais lucrativa para criar uma infraestrutura robusta. Além disso, o modelo de pagamento Pay-As-You-Go se adequou perfeitamente aos requisitos do projeto.

No estágio inicial de desenvolvimento, os especialistas do Sumo Tatami usaram pequenas capacidades de servidor: 4 núcleos, 8 GB de RAM e 50 GB de espaço em disco rígido. O servidor principal foi colocado em um servidor VPS virtual da Serverspace na Turquia, permitindo que jogadores de diferentes regiões se conectassem ao jogo por meio de uma rede global. Para ampliar a cobertura geográfica, a equipe também implantou servidores virtuais em outras localidades: EUA, Canadá e Holanda.

As cargas de pico exigiram tanto escalonamento vertical quanto horizontal para a infraestrutura do projeto. As capacidades do segmento principal foram aumentadas quase sem tempo de inatividade, com as mudanças de configuração levando apenas alguns minutos. Além disso, o uso de data centers em outros países expandiu geograficamente o alcance e reduziu a latência para os usuários.

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Alguns resultados para compartilhar?

Vários parâmetros-chave influenciam a qualidade da experiência de jogo: ping, baixa latência e rápida sincronização de ações entre os jogadores. Cada um desses fatores depende diretamente do desempenho dos servidores que compõem a infraestrutura técnica.

No desenvolvimento de jogos, o ping é a medida do tempo necessário para enviar e receber dados entre o cliente (dispositivo do jogador) e o servidor. O ping é medido em milissegundos (ms) e é um indicador crucial do desempenho da rede em jogos online multiplayer. Um ping baixo significa uma conexão rápida com o servidor, resultando em atrasos mínimos e uma jogabilidade mais suave. Por outro lado, um ping alto pode causar um lag significativo, impactando negativamente a experiência de jogo.

O ping é importante nos seguintes aspectos:

  1. Tempo de resposta: em jogos que exigem reflexos rápidos (como jogos de tiro em primeira pessoa ou jogos de luta), um ping alto pode afetar negativamente o desempenho do jogador.
  2. Sincronização: um ping baixo ajuda a melhor sincronização das ações entre os jogadores, o que é especialmente importante em jogos em equipe.
  3. Qualidade da rede: um ping alto pode indicar problemas com a conexão à internet ou sobrecarga do servidor, levando a quedas de conexão e outros problemas técnicos.

Para reduzir o ping, recomenda-se usar conexões de internet mais estáveis e rápidas e escolher servidores localizados mais próximos da localização geográfica do público-alvo.

Usar servidores VPS de alto desempenho da Serverspace em várias localizações geográficas permitiu à equipe atingir um ping baixo de pouco mais de 30 ms na etapa inicial de lançamento do jogo. No futuro, os especialistas planejam aumentar a capacidade de produção em outros países, o que melhorará a estabilidade da rede e a disponibilidade do jogo para usuários em todo o mundo.

O termo "Baixa Latência" refere-se ao atraso mínimo entre a entrada do jogador e a resposta correspondente do jogo. A baixa latência é crucial para garantir uma jogabilidade suave e responsiva, especialmente em jogos online multiplayer e jogos que exigem reações rápidas, como jogos de tiro em primeira pessoa, jogos de luta e jogos de corrida.

Aspectos importantes da baixa latência no desenvolvimento de jogos incluem:

  1. Input lag: o tempo entre quando um jogador executa uma ação (por exemplo, pressionar um botão) e quando essa ação é exibida na tela. Baixo input lag é essencial para controles precisos e responsivos.
  2. Latência da rede: o tempo necessário para enviar dados do cliente (dispositivo do jogador) para o servidor e vice-versa. Reduzir a latência da rede ajuda a diminuir o lag e melhorar a sincronização entre os jogadores em jogos online.
  3. Latência de renderização: o tempo necessário para processar e exibir gráficos na tela. Otimizar a renderização ajuda a reduzir a latência e melhorar a qualidade da imagem.
  4. Latência de processamento: o tempo gasto processando os dados do jogo (física, lógica, IA, etc.) antes de exibi-los. Algoritmos eficientes e otimização de código podem ajudar a reduzir essa latência.

Para alcançar baixa latência, os desenvolvedores do Sumo Tatami empregaram vários métodos:

  • Otimização do código de rede: usando protocolos de transmissão de dados mais eficientes e reduzindo a quantidade de dados transmitidos.
  • Uso de equipamentos potentes e rápidos da Serverspace: atualizando servidores e dispositivos de jogos para garantir alto desempenho.
  • Escolha de servidores próximos: distribuindo servidores em diferentes regiões para reduzir a distância física entre o jogador e o servidor.
  • Uso de tecnologias de previsão e compensação de lag: aplicando algoritmos que preveem as ações dos jogadores e compensam possíveis atrasos.

Com essas ações, a equipe conseguiu praticamente eliminar os atrasos durante os testes beta do jogo.

O que a Serverspace pode oferecer para o desenvolvimento de jogos?

Os desenvolvedores do Sumo Tatami destacaram vários benefícios significativos que ajudaram a realizar o projeto com sucesso. Primeiro, a interface amigável permitiu que a equipe configurasse e lançasse servidores rapidamente, sem a necessidade de configurações complexas exigidas por outros provedores. Isso permitiu que os programadores do Sumo Tatami configurassem os servidores por conta própria, sem a necessidade de um engenheiro DevOps separado, economizando tempo e recursos.

Em segundo lugar, a alta estabilidade dos servidores da Serverspace foi evidente durante todo o período de testes. Isso é particularmente importante para jogos multiplayer, pois até mesmo breves períodos de inatividade podem arruinar a experiência do usuário.

O terceiro aspecto crucial foi a economia de tempo. A implantação rápida de servidores em nuvem e a ausência de necessidade de suporte técnico constante permitiram que a equipe se concentrasse no desenvolvimento do jogo e na implementação de novas funcionalidades. Em um ambiente de startup, onde cada hora conta, essa economia de tempo acelerou significativamente o processo de implementação do projeto.

Além disso, o alto desempenho dos servidores garantiu um processamento rápido de dados e uma jogabilidade suave, o que é crucial para uma experiência de usuário de qualidade. A escalabilidade rápida deu à equipe a capacidade de adaptar as capacidades dos servidores de acordo com as necessidades do projeto, o que é especialmente útil à medida que o número de usuários cresce. A qualidade do suporte técnico também desempenhou um papel importante: a assistência rápida e profissional permitiu a resolução rápida de problemas e questões. Finalmente, o modelo de preços conveniente Pay-As-You-Go permitiu o controle de custos e a gestão eficiente do orçamento, pagando apenas pelos recursos realmente utilizados.

Todos esses fatores fizeram da Serverspace a escolha certa para a equipe do Sumo Tatami, ajudando-os a crescer sua startup.

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O que vem a seguir?

Sumo Tatami está apenas começando sua jornada. No futuro próximo, a equipe planeja lançar testes abertos, com o lançamento completo do jogo previsto para o final do ano. No futuro, a equipe do projeto planeja atrair investimentos privados, expandir a cobertura geográfica dos servidores, melhorar a jogabilidade e escalar a infraestrutura.

Sumo Tatami é um excelente exemplo de como a paixão pelo desenvolvimento e a plataforma em nuvem certa podem levar à criação de um produto único. A Serverspace tornou-se a solução ideal, permitindo que a equipe se concentrasse na parte criativa do projeto sem se preocupar com as complexidades técnicas. Ainda há muito trabalho pela frente, mas o Sumo Tatami já conquistou os corações de seus primeiros fãs e está pronto para conquistar o mundo dos jogos. E nisso, a equipe de especialistas da Serverspace está, sem dúvida, pronta para ajudá-los.

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