Notícias
Novos modelos de linguagem da API Serverspace GPT
Serverspace Black Friday
RP
Rafael Pereira
fevereiro 10, 2025
Atualizado fevereiro 10, 2025

Cluster

Um cluster é um grupo de computadores conectados por canais de comunicação de alta velocidade. Esse grupo funciona como um recurso de hardware unificado com funcionalidades específicas:

  • Fornecimento de poder computacional;
  • Balanceamento de carga;
  • Escalonamento automático;
  • Alta disponibilidade.

Clusters de computação

Nesse tipo de cluster, a característica definidora é o alto desempenho dos processadores ao trabalhar com valores numéricos de ponto flutuante. Outro fator determinante é a baixa latência da rede de suporte. As operações de entrada e saída (I/O) são menos relevantes para a definição desse tipo de cluster, pois sua taxa de execução geralmente é mais rápida em bancos de dados.

Os clusters de computação podem dividir cálculos em diversos processos paralelos e analisar dados simultaneamente em diferentes direções. A troca de dados nessa estrutura ocorre por meio da rede de conexão entre os nós do cluster.

Clusters de balanceamento de carga

Esse tipo de cluster também é chamado de cluster distributivo. Seu princípio de funcionamento baseia-se no uso de nós de entrada que direcionam as solicitações para os nós computacionais. No entanto, pode haver mais de um nó atuando como ponto de entrada para as requisições.

As solicitações chegam a um ou mais nós que atuam como pontos de entrada. Em seguida, esses nós distribuem as requisições entre os nós computacionais, que realizam o processamento das tarefas.

Clusters de alta disponibilidade

Esse tipo de cluster é projetado para garantir alta disponibilidade dos serviços. Ele contém um número excedente de nós (pelo menos dois), que atuam como uma cadeia de segurança. Se um ou mais servidores falharem, o cluster continuará fornecendo o serviço.

Os clusters de alta disponibilidade são construídos com base em três principais arquiteturas:

  • Redundância modular. É utilizada quando a interrupção do sistema é inaceitável. Nesse caso, cada nó processa uma solicitação ou partes separadas dela. Os resultados dos nós individuais serão idênticos aos dos outros nós, ou não alterarão a natureza do processamento subsequente, garantindo que qualquer um dos nós possa ser selecionado sem impacto negativo.
  • Reserva ativa. Todos os nós do cluster processam solicitações. No entanto, se um ou mais nós falharem, a carga será redistribuída entre os nós em funcionamento.
  • Reserva passiva. Alguns nós permanecem inativos e não processam solicitações até que ocorra uma falha nos nós ativos. Somente nesse caso eles entram em operação para assumir a carga.
Usamos cookies para melhorar sua experiência no Serverspace. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com o Uso de Cookies e com a Política de Privacidade.