Docker
O Docker é uma plataforma ou software de código aberto (ambas as definições são corretas) utilizada para desenvolver, testar, entregar e executar aplicações em ambientes containerizados. A utilidade da plataforma está no uso mais eficiente dos recursos, na rápida migração de aplicações em tempo real para outros ambientes e na automação de implantação.
A plataforma encapsula o software em contêineres padronizados junto com todas as suas dependências. Um contêiner montado dessa forma contém todos os componentes essenciais: ferramentas do sistema, código, tempo de execução e as bibliotecas necessárias.
O Docker funciona executando código de maneira padronizada, acelerando o desenvolvimento, eliminando certos riscos e, na maioria dos casos, reduzindo custos. Por exemplo, não é mais necessário instalar Redis ou Elasticsearch separadamente, pois eles podem ser executados diretamente do contêiner.
A capacidade de implantação rápida permite que o Docker descreva rapidamente todo o ambiente, reduzindo significativamente os custos e acelerando os processos de desenvolvimento.
Vantagens do uso do Docker
- O Docker permite a entrega de serviços com muito mais frequência;
- Com o uso de contêineres predefinidos (com todas as dependências), a mecânica de implantação se torna mais simples, pois um ambiente replicável é criado. Além disso, a gravidade dos erros é reduzida, pois é muito mais fácil restaurar uma versão anterior;
- O empacotamento containerizado do Docker permite executar mais código em cada servidor utilizado, otimizando o consumo de recursos;
- O sistema leve do Docker facilita a transferência de aplicações do ambiente de desenvolvimento e testes para o ambiente de produção, com implantação subsequente.
O Docker funciona não apenas com o sistema operacional Linux nativo, mas também com Windows e macOS. Apesar das vantagens óbvias do uso do Docker, ele ainda pode ter algumas limitações, dependendo da configuração específica do sistema.