FTP
FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos em rede criado em 1971. Esse protocolo opera no modo "Cliente - Servidor" e faz parte dos protocolos de aplicação, junto com HTTP, SMTP e DNS. O servidor possui um sistema de arquivos estruturado em diretórios onde os arquivos estão armazenados.
Princípio do FTP
O FTP utiliza uma URL (localizador uniforme de recursos) para localizar arquivos. Vamos ver como isso funciona: Por exemplo, temos um link de URL que permite baixar um documento do nosso servidor de arquivos:
ftp://serverspace.com.br/host/doc/readme.txt
A URL é composta por três partes:
- O identificador do protocolo FTP - ftp://serverspace.com.br/host/doc/readme.txt
- O nome do nosso servidor (por meio do nome DNS ou endereço IP) - ftp://serverspace.com.br/host/doc/readme.txt
- O caminho do arquivo dentro do sistema de arquivos do servidor - ftp://serverspace.com.br/host/doc/readme.txt
Diferente de outros protocolos da camada de aplicação, o FTP utiliza duas conexões:
- Uma conexão de controle, que opera na porta 21.
- Uma conexão de dados, que opera na porta 20 no modo ativo.
No modo ativo do FTP, o servidor inicia a conexão de dados, utilizando a porta 20 no servidor e portas a partir da 1024 no lado do cliente.
No modo passivo do FTP, o cliente inicia a conexão de dados, utilizando portas a partir da 1024.
Ao se conectar ao servidor, o cliente pode interagir com o sistema de arquivos, navegar pelos diretórios, copiar dados e realizar outras operações de gerenciamento de arquivos.
Autenticação
O FTP exige autenticação do usuário. Para acessar, é necessário fornecer um nome de usuário e uma senha, após o que o usuário terá acesso aos diretórios autorizados para sua conta.
Outra forma de autenticação é como usuário anônimo. Nesse caso, é necessário inserir "ftp" ou "anonymous" como nome de usuário e fornecer uma senha (que pode ser seu login ou e-mail). No entanto, usuários anônimos possuem muitas restrições, e o acesso é controlado pelas configurações do servidor.
O FTP nos dias de hoje
Atualmente, esse protocolo é menos utilizado devido a questões de segurança. O ID do usuário e a senha são transmitidos sem criptografia pela rede, assim como os dados transferidos.
Muitas empresas migraram do FTP para protocolos mais seguros baseados em SSH, como SFTP e SCP.
O FTP ainda pode ser útil para redes locais, por exemplo, para transferir arquivos de um computador para uma televisão dentro da mesma rede, onde o computador atua como servidor.
Para criar seu próprio servidor FTP, você pode usar qualquer computador pessoal com Windows, Linux ou macOS.
- No macOS e no Windows, é possível ativar o suporte para FTP/SFTP nas configurações do sistema.
- No Linux, será necessário instalar e configurar o pacote "vsFTPd".