IaaS
IaaS, ou Infrastructure-as-a-Service, significa, literalmente, infraestrutura fornecida como serviço. Essa infraestrutura pode incluir diferentes componentes, como armazenamento de dados, servidores virtuais ou sistemas operacionais.
Cada um desses componentes é disponibilizado por um provedor de nuvem como um serviço. A gestão dos recursos pode ser feita tanto pelo provedor quanto pelo cliente, dependendo do modelo de consumo escolhido. A divisão de responsabilidades na administração da infraestrutura depende da carga de trabalho do departamento de TI do cliente e das tarefas que precisam ser resolvidas com a ajuda do IaaS.
Geralmente, o cliente gerencia o armazenamento de dados, a instalação e a execução de softwares, enquanto o provedor de nuvem é responsável pelo controle da sua infraestrutura física, incluindo redes, servidores e softwares próprios e intermediários.
Principais vantagens do IaaS
- Escalabilidade – O cliente pode pagar apenas pelos recursos que realmente utiliza. Isso permite manter os serviços operacionais mesmo durante picos de demanda e economizar em períodos de menor necessidade.
- Economia em infraestrutura – Alugar recursos no modelo IaaS geralmente é mais barato do que adquirir uma infraestrutura própria. Além disso, os custos com equipe especializada são reduzidos, uma vez que a manutenção da infraestrutura não é de responsabilidade do cliente.
- Mobilidade e acessibilidade – O IaaS possibilita o acesso aos dados independentemente do equipamento ou da localização do usuário. Basta ter uma conexão estável com a internet.
Aplicações do IaaS
- Criação de ambientes de teste para novos produtos e experimentação de diferentes soluções;
- Armazenamento e backups de dados;
- Disponibilização de recursos para clientes finais;
- Processamento e análise de grandes volumes de dados;
- Garantia da disponibilidade dos serviços durante picos de tráfego;
- Infraestrutura de backup para complementar a infraestrutura principal.