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Daniil Fedorov
março 19, 2025
Atualizado março 19, 2025

Root Signature

Root Signature é um conceito fundamental na API gráfica Direct3D 12, que define como os shaders interagem com os recursos durante a renderização. Ele atua como uma interface entre o código do aplicativo e o processador gráfico (GPU), especificando quais recursos (como buffers constantes, tabelas de descritores, UAVs e outros) podem ser usados nos shaders.

Principais Componentes do Root Signature

Um Root Signature consiste em um conjunto de entradas (parâmetros root), cada uma definindo um dos três tipos possíveis de recursos:

  1. Root Constants – Pequenos blocos de dados passados diretamente para o shader sem o uso de um buffer.
  2. Root Descriptors – Ponteiros para buffers (CBV, SRV, UAV) localizados na memória da GPU.
  3. Descriptor Tables – Arrays de descritores que permitem gerenciar grupos de recursos (por exemplo, texturas ou buffers) usando um único parâmetro.

Por que o Root Signature é importante?

Diferente do Direct3D 11, que utilizava um sistema de estados complexo, o Direct3D 12 exige gerenciamento explícito de recursos. O Root Signature permite uma interação mais eficiente entre a CPU e a GPU, reduzindo a sobrecarga na troca de estados e melhorando o desempenho.

Exemplo de Root Signature

Um Root Signature simples, contendo um buffer constante e uma tabela de descritores, pode ser definido assim:

CD3DX12_ROOT_PARAMETER rootParameters[2];
rootParameters[0].InitAsConstantBufferView(0);
rootParameters[1].InitAsDescriptorTable(1, &descriptorRange);

CD3DX12_ROOT_SIGNATURE_DESC rootSignatureDesc;
rootSignatureDesc.Init(2, rootParameters, 0, nullptr, D3D12_ROOT_SIGNATURE_FLAG_ALLOW_INPUT_ASSEMBLER_INPUT_LAYOUT);

Conclusão

O Root Signature no Direct3D 12 permite que os desenvolvedores gerenciem recursos de forma flexível e alcancem alto desempenho em aplicações gráficas. Ele desempenha um papel crítico na otimização da interação entre os shaders e a memória da GPU, tornando a renderização mais previsível e eficiente.

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