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Novos modelos de linguagem da API Serverspace GPT
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Daniil Fedorov
março 19, 2025
Atualizado março 19, 2025

SRV

SRV (Shader Resource View) é um mecanismo em APIs gráficas, como o Direct3D 12, que permite que os shaders acessem recursos da GPU, como texturas e buffers. Ele fornece uma interface unificada para a leitura de dados de diversas fontes, incluindo texturas 2D e 3D, buffers estruturados e não estruturados.

Principais Características do SRV

  • Acesso Flexível aos Dados – Permite que os shaders leiam informações de texturas e buffers com diferentes formatos.
  • Suporte para Diversos Tipos de Recursos – Funciona com texturas, buffers estruturados e até algumas formas de memória da GPU.
  • Gerenciamento Otimizado de Memória – Garante o uso eficiente dos recursos gráficos.

Uso do SRV no Direct3D 12

No Direct3D 12, o SRV é criado e vinculado a um descritor, que é então utilizado nos shaders. Exemplo de criação de um SRV para uma textura:

D3D12_SHADER_RESOURCE_VIEW_DESC srvDesc = {};
srvDesc.Shader4ComponentMapping = D3D12_DEFAULT_SHADER_4_COMPONENT_MAPPING;
srvDesc.Format = textureFormat;
srvDesc.ViewDimension = D3D12_SRV_DIMENSION_TEXTURE2D;
srvDesc.Texture2D.MipLevels = 1;

device->CreateShaderResourceView(texture, &srvDesc, srvHandle);

Onde o SRV é Utilizado?

  • Texturização – Utilizado para passar texturas para os shaders, permitindo efeitos avançados de iluminação e materiais.
  • Pós-processamento – Aplicado em filtragem de imagem, efeitos de desfoque, processamento de profundidade e outras tarefas.
  • Simulações Físicas – Auxilia no processamento de mapas de altura, densidade de partículas e outros parâmetros de simulação.
  • Renderização Baseada em Dados – Utilizado em técnicas como voxelização e efeitos em screen-space.

Conclusão

SRV (Shader Resource View) é um componente essencial em APIs gráficas modernas, permitindo que os shaders leiam eficientemente dados de diversos recursos da GPU. Devido à sua flexibilidade e alto desempenho, o SRV é amplamente utilizado na texturização, pós-processamento e cálculos computacionais, desempenhando um papel fundamental na visualização de gráficos computacionais.

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