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maio 1, 2020
Atualizado janeiro 31, 2025

Como alterar a senha da conta RDP

Windows

Um dos bons hábitos de qualquer usuário de PC, e especialmente de um administrador de sistema, é alterar periodicamente as senhas das contas. O principal é não esquecer depois.

Como alterar a senha na área de trabalho remota?

Nos sistemas operacionais da família Microsoft Windows Server, é comum usar o atalho de teclado Ctrl + Alt + Del para alterar a senha; o problema é que os "três botões" não podem ser usados por meio da "Conexão de área de trabalho remota". Vamos ver como alterar a senha mesmo assim.

No Windows Server 2008, isso pode ser feito no menu Iniciar, clicando em"Segurança do Windows".

 

Na tela atualizada, selecione"Alterar senha".

Choose "Change password"

Clique em "Alterar uma senha"

Digitamos a senha antiga e a nova e ela é confirmada.

Digite sua senha anterior e digite a nova senha duas vezes

No Windows Server 2012 e no Windows Server 2012 R2, a tarefa se tornou um pouco mais complicada.

Abra o bloco de notas e escreva duas linhas:

set objShell = CreateObject("shell.application")
objshell.WindowsSecurity

Abra o notebook e escreva duas linhas

Salvamos o arquivo com a extensão * .vbs (escrevemos manualmente). Para fazer isso, selecione File -> Save as ...

Em uma nova janela, selecione o diretório para salvar o arquivo, por exemplo, Desktop. No Tipo de arquivo, selecione Todos os arquivos e, no Nome do arquivo, especifique um nome arbitrário, por exemplo, 1.vbs.

Depois de salvar o arquivo, ele estará pronto para ser executado. Ao clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse, será exibida uma tela na qual "Alterar senha" deve ser selecionado.

Clique em "Change a password"

Além disso, tudo é familiar.

Preencha os campos com a senha antiga, indique a nova senha e sua confirmação. Clique no ícone de seta.

Digite sua senha anterior e digite a nova senha duas vezes

O sistema operacional Windows Server 2016 agrada com sua atenção ao usuário, mas, para alterar a senha remotamente, você ainda precisa procurar esse item.

Abra o menu Iniciar e clique no ícone do usuário, selecione "Alterar configurações da conta" no menu que se abre.

Selecione

Na janela "Parameters" (Parâmetros) que se abre, selecione as opções de "Sign-in" (Entrar) e, na seção Password (Senha), clique no botão Change (Alterar):

Go to "Sign-in options" and click on "Change"

 

Em uma nova janela, especifique a senha atual e clique no botão Next (Avançar).

Digite sua senha atual e confirme-a

A janela será atualizada e solicitará uma nova senha, sua confirmação, bem como uma dica para a senha. Clique no botão "Next" (Avançar). Como resultado, clique no botão Finish (Concluir). O próximo login será feito com uma nova senha:

Digite a nova senha duas vezes e escolha a dica de senha

Uma forma alternativa

Esse método é aplicável tanto para alterar a senha da sua conta quanto das contas de outros usuários.

No menu Iniciar, selecione Administração ("Ferramentas de administração" no Windows Server 2016).

selecione Administration (

Em uma nova janela, clique duas vezes para abrir "Gerenciamento do computador".

Clique duas vezes para abrir o

Na parte esquerda da janela que se abre, abra a ramificação "Usuários e grupos locais" e abra a pasta Usuários. Na parte principal da janela, clique com o botão direito do mouse no usuário e selecione "Definir senha..." no menu de contexto.

Selecione

O sistema emitirá um aviso. Depois de lê-lo cuidadosamente e perceber todos os riscos, clique no botão "Continuar". Caso contrário, "Cancelar."

leia atentamente o que foi dito e, depois de perceber todos os riscos, clique no botão

Em uma nova janela, especifique a nova senha e sua confirmação. Quando terminar, clique no botão OK.

Quando terminar, clique no botão OK.

Como alterar a senha na área de trabalho remota com a combinação CTRL + ALT + END.

Para obter a combinação CTRL + ALT + DEL na área de trabalho remota, você precisa pressionar CTRL + ALT + END.
Pressionar essa combinação abrirá uma caixa de diálogo para nós, na qual teremos de selecionar "Change a password" (Alterar uma senha):

Clique em "Change a password"

 

 

Para alterar a senha, precisaremos fornecer alguns dados:

Digite sua senha anterior e digite a nova senha duas vezes

 

Como alterar a senha na área de trabalho remota usando o teclado na tela.

Ao se conectar à área de trabalho remotamente, a senha pode ser alterada usando o teclado na tela.
Para abrir o teclado na tela, digite "On-Screen Keyboard" ou "OSK" no menu Iniciar.

Type "On-Screen Keyboard"

 

Depois que o teclado na tela aparecer, mantenha pressionadas as teclas ALT + CTRL e use o mouse para pressionar o botão Del.

Mantenha pressionadas as teclas ALT + CTRL e use o mouse para pressionar o botão Del

 

Será exibida uma caixa de diálogo na qual você mesmo precisará selecionar "Change a password" (Alterar uma senha):

Clique em "Change a password"

 

Para alterar a senha, precisaremos especificar: nome de usuário, senha antiga e repetir a nova senha duas vezes:

Digite sua senha anterior e digite a nova senha duas vezes

 

Como alterar a senha na sessão RDP com um script VBS ou PowerShell.

Para chamar a janela de alteração de senha usando um script VBS, crie o arquivo WindowsSecurity.vbs e insira as seguintes linhas de código nele:

set objShell = CreateObject("shell.application")
objshell.WindowsSecurity

Depois disso, após clicar duas vezes nesse script VBS, uma caixa de diálogo será aberta, na qual será necessário selecionar "Change password" (Alterar senha):

Clique em "Change a password"

 

Para alterar a senha, precisaremos especificar: nome de usuário, senha antiga e repetir a nova senha duas vezes:

Digite sua senha anterior e digite a nova senha duas vezes

 

Além disso, para abrir a janela de alteração de senha usando o PowerShell, abra o próprio PowerShell usando o menu Iniciar e use o comando:

New-Object -COM Shell.Application).WindowsSecurity()

Digite esse código no PowerShell

 

Depois disso, uma caixa de diálogo será aberta na sua frente, na qual precisaremos selecionar "Change password" (Alterar senha):

Clique em "Change a password"

 

Para alterar a senha, precisaremos especificar: nome de usuário, senha antiga e repetir a nova senha duas vezes.

Digite sua senha anterior e digite a nova senha duas vezes

 

Para abrir a caixa de diálogo de alteração de senha, você pode criar um atalho com um link para a extensão do shell do Windows Explorer.

Primeiro, crie um atalho e especifique o caminho fornecido para ele:

C:Windowsexplorer.exe shell:::{2559a1f2-21d7-11d4-bdaf-00c04f60b9f0}

Crie um atalho e especifique o caminho fornecido para ele

 

Em seguida, escolha um nome para o rótulo e crie-o:

Escolha um nome para o rótulo e crie-o

 

Depois de clicar duas vezes nesse atalho, será aberta uma caixa de diálogo, na qual será necessário selecionar "Change password" (Alterar senha):

Clique em "Change a password"

 

Para alterar a senha, precisaremos especificar: nome de usuário, senha antiga e repetir a nova senha duas vezes.

Digite sua senha anterior e digite a nova senha duas vezes

 

Alterar a senha com o Acesso à Web da Área de Trabalho Remota

No Windows Server 2012 /R2 e posterior, os usuários remotos com direitos de Remote Desktop Web Access podem redefinir suas senhas por meio de uma página da Web especial no servidor Remote Desktop Web Access.

A funcionalidade de alteração de senha remota está disponível no servidor com a função Remote Desktop Web Access, mas esse recurso está desativado por padrão.

Para ativar esse recurso:
Abra o console de gerenciamento do servidor IIS Manager e vá para [Nome do seu servidor] - Sites - Site padrão - RDWeb - Páginas e abra a seção Configurações do aplicativo.

Abra a seção Configurações do aplicativo

 

No painel direito, selecione a opção chamada "PasswordChangeEnabled" e altere seu valor para "true".

passwordchangeenabled-rd-web-access

 

Para verificar a disponibilidade da página de alteração de senha, acesse: https://[RD-WEB-1]/RDWeb/Pages/en-US/password.aspx

Depois de alterar com êxito a senha do usuário, deverá ser exibida uma mensagem:

Your password has been successfully changed.

Como alterar a senha no RDP com CredSSP e NLA

O CredSSP (Credential Security Support Provider) é um protocolo de passagem de credenciais usado pelo RDP para proteger ataques DDoS e execução não autorizada de processos.

Autenticação em nível de rede (NLA) é um recurso dos Serviços de Área de Trabalho Remota que exige que o usuário conectado se autentique antes de estabelecer uma sessão com o servidor.

Há um recurso importante referente à alteração de uma senha de usuário expirada com o RDP, relacionado à opção Network Level Authentication (NLA) e ao protocolo CredSSP (Credential Security Support Provider). Por padrão, o CredSSP com NLA para RDP está ativado em todas as versões do Windows a partir do Windows Server 2012/Windows 8. O NLA protege o servidor RDP executando a autenticação do usuário antes de estabelecer uma sessão RDP com o servidor.

Se a senha do usuário tiver expirado ou se o administrador do AD do usuário tiver ativado a opção "userAccountControl", que exige a alteração da senha no primeiro login, será exibido um erro ao fazer login com o RDP:

Remote Desktop Connection
You must change your password before logging on the first time. Please update your password or contact your system administrator or technical support.

Como resultado, o usuário não conseguirá se conectar ao servidor RDP e alterar a senha.

Nesse caso, para que o próprio usuário possa alterar a senha, você pode:

1) Configurar o Remote Desktop Web Access (RDWA) com uma página de alteração de senha, como nesta parte do manual : Como alterar a senha com o Desktop Web Access

2) Crie um servidor separado para alterar as senhas dos usuários. Nesse servidor, você precisa desativar a função NLA. Nesse caso, os usuários poderão alterar a senha.

3) O usuário pode alterar sua senha remotamente com o PowerShell, conforme mostrado nesta parte do tutorial Como alterar a senha com o VBS-script ou com o PowerShell

Alterando a senha na área de trabalho remota usando um arquivo RDP especial:

Se você quiser que o usuário altere a senha usando um arquivo .rdp, deverá fazer a correspondência entre as definições de segurança do nível de configuração do RDP na interface RDS e o padrão do arquivo .rdp do servidor na interface do cliente.

Tente no lado do cliente, abra o mstsc.exe.
No menu Iniciar, digite "mstsc" e selecione "Remote Desktop Connection":

Digite no menu iniciar "mstsc" e selecione "Remote Desktop Connection"

 

Em seguida, configuramos todos os parâmetros necessários para a conexão com o servidor.
Clique em "Show more" (Mostrar mais), digite o endereço IP do nosso computador remoto e o nome de usuário e, em seguida, usando o botão Save As (Salvar como), crie um arquivo RDP:

Save the file as .rdp

 

Depois disso, abra o arquivo RDP com um editor de texto e adicione a linha no final do arquivo:

enablecredsspsupport:i:0

Adicionar uma linha no final do arquivo

 

Explicação: A adição desse parâmetro às propriedades da conexão RDP permitirá que o cliente estabeleça com êxito uma sessão RDP com o sistema remoto e altere a senha antes de obter acesso à área de trabalho remota. No entanto, essa configuração reduzirá o nível de segurança da conexão RDP, pois o cliente não poderá usar a autenticação em nível de rede (NLA), que descrevemos anteriormente em nosso artigo.

Se a NLA estiver ativada, o usuário não conseguirá se conectar e receberá o erro correspondente:

Um exemplo de erro com o NLA ativado

 

A única maneira de corrigir esse erro é diminuir o nível de segurança do RDP no lado do servidor RDS, desativando o requisito obrigatório de autenticação em nível de rede (NLA).

Importante!

Não recomendamos fazer isso se seu computador remoto puder estar sujeito a ataques DDoS e processos não autorizados.

Para alterar essa configuração, em um computador remoto, no menu Iniciar, digite "Painel de Controle":

Entre no menu Iniciar "Painel de Controle"

 

Em seguida, vá para "Sistema e segurança":

Go to "System and Security"

 

Depois disso, vá para "System" (Sistema):

Go to the "System" menu

 

Abrimos a janela que apareceu em tela cheia e selecionamos "Configurações avançadas do sistema": "Permitir conexões somente de ...":

Select "Advanced system settings"

 

Teremos uma janela com "Propriedades do sistema", vá até a parte com "Acesso remoto" e desmarque a caixa "Permitir conexões somente de ...", depois clique em "Aplicar" e "OK":

Select "Advanced system settings"

 

Depois que desativamos a função NLA no lado do servidor RDP, o cliente, usando um arquivo RDP especial, pode estabelecer com êxito uma sessão RDP e alterar a senha nela:

Select "Reset password"

Digite a senha antiga e a nova senha duas vezes

Depois disso, você poderá se conectar com a nova senha.

Portanto, consideramos todas as maneiras possíveis de alterar a senha da conta com o RDP.

Avaliação:
5 fora de 5
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