18.02.2026

Servidor de Terminal RDP e Como Usá-lo?

Por que usamos acesso remoto?

O acesso remoto se tornou uma necessidade nos últimos anos, porque há um número crescente de razões pelas quais as pessoas podem precisar acessar seu computador de trabalho de qualquer local e em qualquer dispositivo. Isso inclui a necessidade de completar trabalhos fora do horário de expediente ou quando estiver viajando; querer continuar trabalhando caso os servidores caiam em sua localização; querer trabalhar com segurança e sem ser comprometido; ou simplesmente ter preferência por usar diferentes dispositivos como smartphones, tablets e laptops para completar suas tarefas do dia a dia.

Usar acesso remoto permite aos funcionários maior liberdade de movimento quando se trata de onde eles podem trabalhar (o que por sua vez aumenta a produtividade geral) e também lhes dá a capacidade não apenas de continuar trabalhando se as conexões do servidor forem interrompidas, mas também ajuda a proteger contra uma série de possíveis problemas de segurança que podem surgir como resultado.

Servidor de Terminal e configuração

Algumas empresas não têm recursos, poder e especialistas qualificados suficientes para fornecer a cada trabalhador seu local de trabalho. PC, monitor, hardware, software e nível necessário de segurança nas várias camadas de rede e sistema operacional. O que podemos fazer neste caso? Existe uma tecnologia que permite aos usuários obter acesso a um servidor poderoso que separa o ambiente entre diferentes usuários. Esse é o Servidor de Terminal! O conceito principal inclui a ideia de que cada trabalhador tenha um thin client ou, em outras palavras, um PC de baixa potência, que se conecta ao servidor principal onde todas as operações são executadas. O thin client, por sua vez, é um sistema para receber dados e exibi-los na tela. Usar esse modelo diminui a necessidade de orçamento para o funcionamento seguro e eficaz de todo o sistema.

Captura de tela №1 — Thin client

Essa tecnologia é bastante similar à Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI), mas tem diferenças significativas: no caso do Servidor de Terminal, o acesso separado é executado pelo mecanismo padrão de Controle de Acesso, mas no caso do VDI temos uma máquina virtual isolada em um host. Podemos falar muito sobre as diferenças dessas tecnologias, mas nesta instrução vamos focar na primeira. Vamos considerar como preparar um servidor padrão para trabalhar com clientes, configurar seu próprio Servidor de Terminal!

Primeiramente, precisamos tomar uma decisão sobre o tipo de gerenciamento do nosso servidor. Primeira maneira, construímos uma LAN com Servidor de Terminal e cliente local, neste caso configuramos todas as configurações localmente. Na segunda maneira, podemos conectar o Servidor de Terminal a um Controlador de Domínio e criar GPO para eles. Nesta instrução vamos considerar a configuração local!

Vá para a máquina com instalação nova com partição de disco preparada na parte do sistema, disco para aplicação e serviços. Também, opcionalmente, já tenha configurado RAID, o que permite melhorar a eficiência e a tolerância a falhas do sistema. Procure na barra Gerenciador de Servidor, clique nele. Olhe no canto direito e procure na aba Gerenciar, Adicionar Função:

Captura de tela №2 — Gerenciar Servidor

Procure por RDS ou Serviços de Área de Trabalho Remota, clique nele com o botão esquerdo e vá para os Serviços de Função:

Captura de tela №3 — Adicionar Função

Nos Serviços de Função escolha Licenciamento RD e Sessão RD, à esquerda de cada opção você pode ver uma breve descrição sobre os serviços e suas funcionalidades:

Captura de tela №4 — Adicionar Serviços

Instale a configuração selecionada e aguarde até o fim do processo de instalação:

Captura de tela №5 — Instalação

No próximo estágio precisamos ativar o servidor com o assistente, para isso você pode ir à página principal e olhar no menu à esquerda. Procure por Todos os Servidores, onde você precisa clicar com o botão esquerdo no servidor e escolher Serviços de Licença - Gerenciador de Licenciamento RD:

Captura de tela №6 — Escolher serviços

Aguarde até a janela carregar e escolha o certificado necessário, clique nele e escolha a opção Ativar Servidor:

Captura de tela №7 — Escolher servidor para ativar

Preencha todos os campos com as credenciais apropriadas:

Captura de tela №8 — Inserir credenciais

Clique no botão próximo e podemos ver nossa Licença:

Captura de tela №9 — Licença

No próximo estágio do Assistente, insira sua chave de licença para este tipo de uso do sistema e conecte-se ao servidor através da aplicação cliente RDP!

A implementação dos Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS) e a utilização da tecnologia de Servidor de Terminal oferecem às organizações uma solução poderosa para atender às necessidades em evolução de acesso remoto e mobilidade da força de trabalho. Como descrito neste guia, a demanda por acesso remoto cresceu significativamente, impulsionada pelo desejo de flexibilidade nos arranjos de trabalho e pela necessidade de garantir produtividade contínua diante de possíveis interrupções.