Windows 2016. Criação de um usuário.
Criar sua conta para cada usuário é um atributo importante da segurança do servidor. Vamos ver como adicionar um usuário no Windows 2016.
Método 1. Tradicional
Abra Iniciar → Painel de controle.
Na janela que se abre, clique em "Contas de usuário".
Na janela atualizada, clique em "Contas de usuário" novamente.
A peculiaridade do sistema operacional é que os parâmetros da conta atual serão abertos, e precisamos criar uma nova conta. Clique na inscrição"Gerenciar outra conta".
Na parte inferior da janela atualizada, clique em "Adicionar conta de usuário".
Na nova janela "Adding a user", todos os campos devem ser preenchidos:
- nome de usuário;
- senha;
- confirmar senha;
- dica de senha.
Se a senha não atender aos critérios de segurança, o programa o notificará.
Na janela atualizada, clique no botão "Finish".
A janela de adição de usuário será fechada e, na janela "Account Management", você poderá selecionar uma conta para alterar as configurações.
Método 2. Por meio do console de gerenciamento do computador
O atalho de teclado "Windows + R" chama a janela do sistema "Executar". Em seu único campo, digitamos o comando mmc.
Um console de snap-in vazio é aberto. Para poder criar um usuário, é necessário adicionar o snap-in necessário ao console. Para fazer isso, abra arquivo → Adicionar ou remover snap-in ...
Na janela "Add and Remove Snap-in" (Adicionar e remover snap-in), na parte esquerda, encontramos "Local Users and Groups" (Usuários e grupos locais). Agora, clique no botão "Add". "Local users and groups "será movido para a seção"Selected snap-ins".
Imediatamente após a ação acima, a janela "Selecionar computador de destino"será aberta. Selecionamos a opção "Local computer (on which the window of this console program is running)" (Computador local (no qual a janela deste programa de console está sendo executada)), geralmente esse parâmetro é definido por padrão. Clique no botão "Concluído".
A janela será fechada. Na janela restante, clique no botão "OK".
A janela Adicionar "Remover Snap-in" é fechada. Somente a janela do Console 1 permanece. Na parte esquerda da janela, expanda a árvore "Usuários e grupos locais" e, em seguida, clique na pasta "Usuários". Na parte principal da janela, clique com o botão direito do mouse no espaço e selecione "Novo usuário".
Na janela "Novo usuário" que se abre, os seguintes campos são importantes para serem preenchidos:
- Usuário;
- Nome completo;
- Senha;
- Confirmar senha;
Recomendamos preencher claramente o campo "Descrição".
É importante prestar atenção ao parâmetro "Require password change at the next login". A marca de seleção é definida por padrão. Assim, quando o administrador passar a senha para o usuário, no primeiro login, o sistema operacional exigirá que o usuário especifique uma nova senha para entrar no sistema.
Clique no botão "Create".
O resultado será algo parecido com isto.
Permitir a conexão remota.
Foi originalmente planejado que o usuário criado pudesse se conectar à área de trabalho remota nesse servidor. Vamos oferecer essa oportunidade.
Método 1. Por meio do console do servidor
A partir do método acima, todos na mesma janela "Console 1", clique no usuário criado com o botão direito do mouse. No menu de contexto que se abre, selecione o item "Propriedades".
Abra a guia "Associação ao grupo" e clique no botão "Adicionar".
Na janela de seleção de grupos, clique no botão "Additionally".
Na parte direita da janela atualizada, clique no botão "Search" (Pesquisar). No campo "Resultados da pesquisa", selecione "Usuários da área de trabalho remota" clicando duas vezes.
Na janela de seleção de grupos, clique no botão "OK".
A associação ao grupo correspondente aparecerá na janela de propriedades da conta. Feche a janela clicando no botão "OK".
Método 2. Considere uma maneira alternativa de fornecer acesso à área de trabalho remota
Abra o menu Iniciar e selecione Painel de controle.
Na janela que se abre, clique em "Sistema e Segurança".
Na janela atualizada, clique em "Sistema".
Na parte esquerda da nova janela, clique em"Setting up remote access".
Na janela "Propriedades do sistema" que se abre, vá até a guia "Acesso remoto" e clique no botão "Selecionar usuários".
Na janela que se abre, clique no botão "Adicionar"
Na janela de seleção de usuários, clique no botão "Additionally".
Na janela atualizada, clique no botão "Search" e, na parte inferior da janela, onde estão os resultados da pesquisa, encontramos o usuário de que precisamos. Selecione-o com um clique duplo.
Uma linha com o login será adicionada à janela de seleção de usuários e em qual servidor o usuário está localizado. Se tudo estiver correto, clique no botão "OK".
Na janela "Remote Desktop Users", verificamos os usuários e, quando terminarmos, clicamos no botão "OK".
Agora você pode tentar se conectar
Você pode executar o "Remote Desktop Connection" por meio do menu Iniciar → Acessórios - Windows → Conexão de Área de Trabalho Remota. Talvez esse programa esteja no "mosaico" à direita.
Uma janela do programa será aberta. Digite o endereço IP da máquina remota ou seu nome de domínio. E clique no botão "Connect".
O computador remoto solicitará um nome de usuário e uma senha, digite-os e clique no botão "OK".
.