Conheça as 10 melhores utilitárias para Linux! Neste artigo, analisamos as melhores ferramentas que aumentarão sua produtividade, facilitarão a gestão do sistema e melhorarão sua experiência na linha de comando.
Nano - editor de texto
O Nano se consolidou como um editor conveniente para trabalhar com muitos formatos de arquivo. Sua popularidade pode ser explicada pelo fato de fazer parte do pacote de utilitários GNU e ser distribuído gratuitamente com muitas distribuições. Além disso, é fácil de usar em comparação com outras utilitárias.
Essa solução é adequada até mesmo para iniciantes, pois o painel na parte inferior é bastante claro e informativo. Como fazer o download, começar a usar e outras funcionalidades úteis do nano.
Curl - cliente para servidores
Esta utilitária multifacetada é um cliente que pode interagir com servidores de diferentes serviços. Por exemplo, seu uso principal é para trabalhar com a Web: enviar requisições com qualquer método, é possível alterar cabeçalhos, e o User-Agent pode ser personalizado. Essa solução permite implementar cenários de automação ao trabalhar com servidores e serviços.
Também pode ser usada para testes manuais da infraestrutura existente! Recomendamos que você se familiarize com ela e suas funcionalidades em detalhes!
Traceroute - caminho de rede/solução de problemas
Diferentemente do ping, que verifica a acessibilidade de rede de um host final, o traceroute é usado para construir uma cadeia de roteadores pelos quais um pacote viajou. Vamos imaginar uma situação em que você envia pacotes ICMP ou pinga o destinatário, mas ele não responde. É só ele? Talvez sim, talvez não, o roteador que deveria encaminhar o pacote pode ter parado de responder.
Para verificar isso, utiliza-se a utilitária traceroute, que também opera no nível de transporte! Para aprender todas as peculiaridades do uso e o princípio de funcionamento, não deixe de assistir ao guia completo!
Todos os passos do tutorial podem ser realizados em servidores poderosos na nuvem. A Serverspace fornece servidores VPS isolados para uso comum e virtualizado.
Leva algum tempo para implantar a capacidade do servidor. Após isso, você pode se conectar de qualquer forma conveniente!
VIM - um editor de texto poderoso
Comparado ao editor de texto anterior, o vim é uma utilitária com funcionalidades quase ilimitadas e uma multitude de recursos. No entanto, tudo isso é complicado pelo peso do aprendizado vertical para um usuário iniciante que acabou de abrir o terminal.
Com o vim, você pode navegar rapidamente pelo texto, editá-lo de forma conveniente, personalizar seu trabalho e executar comandos do terminal diretamente do editor. Além disso, é possível estender a funcionalidade com plugins. Ele possui um sistema especial de comandos internos, que é muito fácil de se acostumar e difícil de desaprender. Um tutorial detalhado está esperando por você!
Grep - utilitária de busca e filtragem
O Grep é uma utilitária que pode receber uma matriz de dados como entrada e encontrar, usando mecanismos de busca e expressões regulares, correspondências e padrões. Na prática, é uma ferramenta frequentemente usada. Suponha que você tenha uma grande saída de um dos comandos e precise encontrar uma frase-chave. Para isso, você pode usar pipe ou redirecionar com o sinal | para inserir no grep e filtrar, por exemplo, a lista de pacotes instalados.
Ele trabalha com grandes quantidades de dados e é bastante rápido, também possui a capacidade de encontrar texto recursivamente em arquivos especificando uma pasta! Para aprender como buscar e filtrar seus dados através do grep, é necessário ler o tutorial detalhado!
MV - utilitária para mover pastas/arquivos
O Linux possui um conjunto padrão de utilitárias para interação e navegação do sistema operacional. Uma delas é a utilitária de movimentação de objetos. A ideia é que ela primeiro copia o objeto para a parte desejada e depois exclui o original, assim movendo-o.
Isso poderia ser feito manualmente, mas a peculiaridade da utilitária é a movimentação recursiva de todo o array de arquivos. O que pode ser muito útil no seu trabalho, leia sobre os recursos e outros detalhes no manual!
Wine - utilitária para executar aplicativos Windows
Nem todos os aplicativos e utilitárias são multiplataforma, muito depende do sistema operacional para o qual foram desenvolvidos. No Linux, você pode precisar de um aplicativo Windows. É por isso que existe o wine, que emula o ambiente para um aplicativo e permite executá-lo no Linux!
Ele permite converter solicitações para APIs e bibliotecas do Windows, de forma que o Linux possa responder com suas próprias alternativas. Este emulador possui muitos recursos, que você pode conferir no guia detalhado!
Bash - interpretador do sistema operacional
Todo sistema operacional que envolve o trabalho com terminal requer um interpretador. É um aplicativo que envia comandos do usuário para o kernel do sistema operacional e executa diversas ações, como: mover arquivos, abrir processos, etc. Mas para iniciantes não será fácil, pois os comandos para trabalhar não surgem como sugestões, sendo necessário buscar meios alternativos com diferentes utilitárias.
Chmod - controle de acesso
Mecanismos de autorização são usados para um trabalho correto e seguro em um ambiente unificado. Para permitir que os usuários interajam com seus arquivos sem medo de que eles sejam comprometidos, foram desenvolvidos direitos de acesso ou atributos para objetos. A utilitária para gerenciar seus próprios arquivos e os delegados é o chmod.
Ela vem por padrão em muitas distribuições, pois faz parte do pacote GNU. Explicamos como ela funciona e como usá-la em um de nossos tutoriais!
Atop - gerenciador de processos
No sistema operacional, além das ações que o sistema nos mostra através da janela do terminal, há muitos outros processos que afetam o desempenho. Para avaliar a performance e a eficiência do nó, é necessário ver as métricas e indicadores básicos! A utilitária atop resolve exatamente esse problema, e há um manual detalhado para conhecê-la melhor!
Usar utilitárias no sistema operacional Linux facilita bastante a execução de várias tarefas, aumentando a produtividade e a conveniência. Este artigo apresenta uma lista das dez utilitárias mais populares e úteis para Linux, cada uma com características e capacidades únicas. Essas ferramentas ajudam os usuários a gerenciar o sistema de forma eficaz, automatizar processos e otimizar o fluxo de trabalho. Independentemente do nível de treinamento e experiência, todos encontrarão nesta lista uma utilitária que será útil no trabalho diário com Linux.