No Linux, é bastante comum utilizar a linha de comando ou o terminal para trabalhar com o espaço e os componentes do sistema operacional. Em artigos e conversas, você pode frequentemente ouvir termos como: terminal, Bash, Zsh, comandos e utilitários. Mas o que tudo isso significa e qual a sua utilidade? Vamos tentar explicar brevemente a relação entre eles e considerar os comandos básicos, além de o que fazer se você não os conhecer!
Qual é o princípio de funcionamento?
Um terminal (ou programa terminal) é um software que permite ao usuário interagir com o sistema por meio de um interpretador. Exemplos de tais programas incluem gnome-terminal, xterm, konsole e outros. Quando você inicia um terminal, ele lança um shell, que é um interpretador de comandos. Os shells mais populares no Linux são bash, zsh, sh, fish, entre outros. O shell interpreta os comandos que você insere e os executa.
Vamos imaginar que enviamos um comando para um terminal aberto. O que acontece internamente?
- Você insere os comandos pelo teclado;
- O terminal envia os comandos inseridos para o shell;
- O shell interpreta os comandos e decide o que fazer. Se for um comando interno do shell (por exemplo, cd), ele é executado diretamente no shell. Se for um comando externo (por exemplo, ls), o shell chama o executável apropriado;
- Se for um comando externo, o shell executa o executável adequado, criando um novo processo;
- O novo processo interage com o kernel do sistema operacional para fazer as chamadas de sistema necessárias (por exemplo, para ler o conteúdo de diretórios ou exibir dados na tela);
- Saída: Os resultados da execução do comando (stdout e stderr) são passados de volta pelo shell para o terminal, que os exibe ao usuário.
Portanto, a estrutura de interação é a seguinte:
Usuário → Terminal → Shell → Kernel do SO.
O terminal é apenas uma interface para a inserção de comandos e exibição de resultados, e o verdadeiro trabalho é realizado pelo shell e pelo kernel do sistema operacional.
Onde encontrar comandos bash?
De fato, é necessário conhecer os comandos básicos que permitirão ao usuário realizar tarefas de forma eficiente. Para isso, existem diretórios de utilitários que contêm informações sobre a maioria dos utilitários existentes e seus comandos. Vamos instalar um deles:
dnf install info -y
Se você estiver usando o gerenciador apt, utilize o comando:
apt install info -y
Após a instalação, verifique se tudo foi instalado corretamente e se o diretório está funcionando:
Todos os passos do tutorial podem ser realizados em servidores poderosos em nuvem. A Serverspace oferece servidores VPS isolados para uso comum e virtualizado.
Levará algum tempo para implantar a capacidade do servidor. Após isso, você poderá se conectar da forma mais conveniente!
Como procurar um comando?
Para procurar um comando, você deve digitar a sintaxe chave e selecionar a seção apropriada. Por exemplo, se precisarmos nos mover entre diretórios e precisamos de um comando para isso, insira o seguinte:
Como estamos procurando uma lista de comandos para bash, vamos para a seção apropriada e habilitamos a busca por expressão regular usando a tecla /. Em seguida, inserimos uma palavra-chave e procuramos diferentes ocorrências utilizando a tecla S!
Como você pode ver na captura de tela acima, a busca foi concluída e destacou a linha de comando desejada.